15 março, 2014

Girl power!

 Se você é do tipo que fica de mimimi quando falam do assunto.... well, teremos problemas. hahaha

 We can do it! Girl power, feminism.

Quem me conhece de verdade sabe que sou feminista. Antes de criticar, julgar ou comentar, entenda melhor o que é o feminismo, conheça a luta e o objetivo.

Graças a uma série de fatores, o feminismo hoje em dia é visto de forma errada. Obviamente, você não é obrigado a saber o que é, muito menos é obrigado a lutar pela causa, mas ser contra algo que você não sabe o que é exatamente é um pouco complicado.

Resuminho básico, kit rápido para entender o que é:

-

O que é o feminismo?
 Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais.

Feminismo x Machismo.
 Deixarei bem claro: O feminismo não é o contrário de machismo. Muitos caem nessa armadilha. O machismo é um sistema patriarcal, institucionalizado, de opressão de um gênero sobre o outro. Desafiando esse sistema que já está impregnado na sociedade, o feminismo luta por direitos iguais, como acabei de explicar no último tópico. Há uma série de vertentes do movimento e, apesar de mil formas diferentes para isso, todos eles objetivam acabar com o machismo.
 Feminismo é a busca por direitos iguais para as mulheres. Machismo é a dominação do homem sobre a mulher. Os dois termos não são, nunca serão, não podem ser análogos.

Liberdade.
 Tem tudo a ver com liberdade, mostrar que qualquer um pode viver da forma que achar melhor. Ah, sem ter ninguém dando pitaco em como devemos nos portar, como devemos nos vestir, o que devemos dizer, do que devemos fazer com nossos corpos. "Meu corpo, meus direitos, minhas escolhas" e ninguém tem que meter o nariz onde não é chamado.
 Falam de feministas que mostram os seios, mulheres que são culpadas pelo assedio, "a culpa é da vítima", "Ela não se valoriza". Não estamos obrigando ninguém a ser dessa forma, nem mostrar tudo, nem nada do tipo. Só pregamos que, se você quer mostrar o que é seu, se é vulgar ou não... Ninguém tem que se enfiar na sua vida ou no que você faz com ela.
 Mulher, entenda que você é linda do jeito que é. E a sociedade não tem o direito de lhe impor como deve ser ou o que deve fazer.

"Sou feminina, então não sou feminista"
 É estranho, mas eu já vi muitas mulheres falando isso. Julgam que toda feminista está totalmente proibida de usar batom, salto alto, maquiagem, ou proibida de ir ao salão, sair com homens, dar de quatro, etc, etc.
 Se você sair na rua de maquiagem, ninguém vai apontar e falar que você está sendo anti-feminista, oras. O movimento só abre espaço para que a mulher opte por usar maquiagem ou não, ao invés de oprimir aquelas que não gostam de usa-la.
 Eu sou uma garota tímida, quieta, calada... E sou vaidosa, gosto de sair, de usar minha roupa fofa, de me maquiar, e não é por isso que retiram minha carteirinha de feminista. Ah, e por favor, parem de achar que toda feminista tem horror a depilação! hahaha
 O machismo nosso de cada dia faz com que a mulher passe sempre a imagem de um ser feminino, delicado, meigo. Não tem nada a ver com não ser feminina. E nem com ser.

"Querem acabar com os homens!"
 Ninguém quer acabar com os homens, por favor. É claro que existem feministas misândricas, mas você não é obrigada a ser uma delas. Sendo "a favor" das mulheres, você não está sendo "contra" os homens, a luta é contra um sistema, não contra um gênero.
 
Além disso, homens também podem -OBVIAMENTE- ser feministas, da mesma forma que ainda existem mulheres ultra machistas. Por falar nisso, no site Papo de homem, há um texto maravilhoso em que ajuda homens que apoiam nossa luta, um guia prático e que eu gostei bastante quando li. Vale muito a pena ler.

"Mas vocês não querem a parte chata, né?"
 "Porque vocês não lutam para o alistamento obrigatório, assim como os homens?" Por que alguém lutaria por uma obrigação? O correto seria lutar contra o alistamento obrigatório de forma geral, e não adicionar mulheres a isso.
"Mulheres pagam menos na balada!" Porque são usadas como iscas. Homens heterossexuais não costumam gostar de ir para festas onde "só tem marmanjo". Isso é machismo, não feminismo.

 - 

Acho que agora ficou bem claro, né?
Por isso digo o tempo todo que sou feminista e acho essencial mostrar para o mundo inteiro o quão importante o movimento é.


Certa vez, Lena Dunham disse para a Vogue:


"Qualquer mulher que não se diz feminista esta louca. Feminismo não é um palavrão. É achar que você tem o direito de ganhar o mesmo salário que um homem, e não pregar que eles devem morrer. Feminismo é acreditar em direitos humanos, é entender que as experiências da mulher são tão validas quanto as do homem."

 As pessoas tem medo de falar sobre o feminismo. Tem medo da palavra, medo do que ela represente sem nem ao menos saber exatamente qual o motivo da luta. O machismo mata e milhões sofrem com isso. Mulheres são julgadas, torturadas de todas as forma possíveis, passam por coisas horríveis todos os dias, em todo o mundo, e... não fazemos absolutamente nada contra isso? Discordo, mas eu não quero viver num mundo onde sou presa e sou obrigada a olhar tanta injustiça.

 Para aqueles que se interessarem no assunto deixo, também, o ótimo texto de Aline Valek, o FAQ feminista. Lá, ela também indica uma série de sites e textos.
 Aproveitando o momento, gostaria de agradecer a todas as lindas do grupo Feminismo Brasil, que me ajudam nos momentos de fraqueza e não se calam perante o sistema.

 Em breve, também vou escrever um pouco sobre o machismo impregnado dentro da cultura geek de forma geral.

Um comentário:

  1. Belo texto! Esclarecedor e objetivo, porém infelizmente sempre terão aquelas pessoas que acham que feminismo é o contrário. Mas fazer o quê né, a informação foi dada o/. Beijos, seguindo o blog.

    http://utopianongrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir