05 novembro, 2013

O caso Juh Tsukino.

 Primeiro, venho explicar que o tópico não é -exatamente- para falar mal dela. Não a conheço pessoalmente, nunca a vi. Não vou falar disso e daquilo ou comentar da pessoa em si. Vim comentar sobre o caso que aconteceu comigo, a MINHA histórinha com relação a ela, ok? ok.


 Vamos então apresentar. Juliana, também conhecida como Juh/Juliana Tsukino, é uma cosplayer brasileira que faz sucesso no país (e creio eu que fora do país também). Já saiu em várias revistas, em jornais, convidada para a TV uma série de vezes, além de participar de concursos importantes e apresentar eventos. Digamos que uma cosplayer bem, bem popular. Sua página no facebook é essa, onde expõe e comenta sobre seus cosplays, planos, etc, etc. Ah, ela também tem um site próprio, onde também adiciona todas essas coisinhas.

 Porém a Tsukino começou a ficar mais comentada por conta de uns probleminhas com relação a vendas. Calotes encima de calotes, um atrás do outro e diversos problemas sérios com relação a cosplays, vendas, pagamentos, acessórios e coisas do tipo. Muita gente veio me perguntar sobre isso porque eu fui uma das "vítimas" dessa história toda, a mais ou menos uns dois ou três anos atrás! :D

 Voltando no tempo, vamos a época do orkut, onde as negociações eram feitas via comunidade "Venda de cosplays" ♥
 Só tinha dois cosplays e estava louca para fazer algo novo, diferente do que já havia feito.
 Lá eu encontrei um anuncio de cosplay da Umi/Marine, de Guerreiras Mágicas de Rayearth. Essa versão da capa do manga, deixarei a foto aqui do ladinho. O cosplay estava semi-completo, faltava apenas a peruca, e era anunciado por R$180,00+frete, incluindo armadura e todos os acessórios da versão.

 Fiquei totalmente louca, porque sempre gostei muito de Rayearth, e queria de verdade faze-la. Entrei em contato correndo e fui comprar o cosplay. Não lembro quanto paguei no frete, mas já havia juntado o dinheiro e depositei em menos de dois dias depois de reserva-lo, para garantir que seria meu. Deixarei aqui as fotos do anúncio, do cosplay dela que eu comprei.


  Clique na foto para ampliar. Mais fotos do cosplay podem ser encontradas aqui, no álbum do site oficial dela.

 Voltando a minha histórinha.... Enfim, depositei o dinheiro! Mandei um scrap (já que na época era o orkut ainda) explicando que depositei tudo direitinho e enviei foto do comprovante. Ela respondeu dizendo que o dinheiro caiu certinho e ia me enviar logo na semana seguinte.

 Enquanto esperava, tratei de ajeitar os itens que não estavam inclusos: Peruca, sapato, lente. O sapato era um simples branco e a lente azul era super básica, já tinha uma.
 A peruca veio rápido, comprei uma que estava a pronta entrega e achei que o tom estava meio diferente do tom da Umi... Mas estava tão animada com o projeto e ansiosa que nem troquei, pensei em tingi-la depois. Ah, fora que ainda tinha que cortar a franja, né. Acabei pagando mais caro na peruca por ser a pronta entrega e com uma revendedora.

  Enfim, gastei mais dinheiro do que devia, só porque estava animada mesmo com o projeto. Só que depois de uma semana, quando ela deveria ter enviado a encomenda.... Ela sumiu. HUISHAUSHUAHUISHUAHS
 Apagou meu scrap, parou de responder todas as vezes em que tentava entrar em contato. Excluiu e bloqueou o meu profile, criei outro para voltar a entrar em contato e ela continuou a deletar, excluir e bloquear. Mandei dezenas de scraps, prints e comprovantes, tudo o que tinha e continuei sendo ignora. Passou-se um mês, dois, três. E depois de NOVE longos meses desisti de tentar entrar em contato, deixei pra lá. Comecei a época de vestibular, corri, corri, esqueci completamente.

 Uns muitos tempos depois, achei a tralha aqui em casa. Ia mesmo deixar pra lá, mas peguei tudo o que tinha e mandei um último scrap "Se não devolver o dinheiro até semana que vem, levarei tudo isso até o meu advogado." e deixei o link do álbum com todas as provas que já havia enviado antes.
 Uma semaninha depois recebi um scrap dela. Não pediu desculpa, não se explicou, não disse porque não entrou em contato, apenas com o código de rastreamento e, logo após uns dois dias, uma caixa chegou aqui em casa.

 Certo, o cosplay chegou. Respirei fundo e pensei em enviar de volta, pedir o dinheiro, antes mesmo de abrir o pacote. Mas para evitar MAIS dor de cabeça, deixei pra lá, já estava com o cosplay em mãos mesmo. Abri e fui ver o lindo e maravilhoso cosplay, que a deixava tão bem nas fotos.
 OK, cadê a parte linda e maravilhosa do cosplay? Que lixo é esse dentro da caixa?
 Juro que tentei vestir, mas o "corpete" estava remendado, a saia branca com o elástico destruído e a saia azul tinha o elástico tão velho que chegava a se desfazer em alguns pontos. Armadura? Tem armadura nesse meio? Vejo pedras descoladas, acrilon saindo do meio de jornal velho e fios de nylon. Sério que eu paguei tudo isso por essa droga?
 Fiquei deprê de verdade depois disso tudo. Vendi a peruca, sendo que só a usei para as fotos que postei ali encima. Desisti do projeto e deixei guardado de lado. Lógico, dei feedback negativo pra ela e nunca mais falei um ai com a criatura, quis evitar qualquer tipo de contato para que eu evitasse qualquer tipo de stresse.

 Anos depois disso tudo, o mundo todo migrou pro facebook e as negociações passaram a ser feitas dentro de grupos de compra/venda de cosplays. Em um dos maiores grupos, o Venda de cosplays (2.0), começaram tópicos e comentários de feedbacks e eu fiz questão de falar mal do cosplay que ela me vendeu, fora do péssimo tratamento. Dai ela apareceu e ficou de mimimi dizendo que eu não entendo o que é um cosplay usado e nem como é uma armadura confeccionada em casa. Francamente, nem me dei ao trabalho de responder porque seria uma discussão inútil.

 Só que ela começou a enganar as pessoas erradas, cofcof. E ai então, Havoc em um comentário aleatório deu o termo "Tsukinagem" a suas tretas. Páginas foram criadas, várias imagens falando mal dela, alerta em várias páginas destinadas a cosplays e até em páginas de humor, a Tsukinagem começou a custar caro pra ela.
 Soooo.... Juh Tsikino disse que não é advinha para saber que as pessoas não gostam dos cosplays que ela vende. Pediu para todos os que todos aqueles que se sentiram prejudicados entrassem em contato que ela daria um jeitinho. Obvio, querendo abafar o papo todo de tretas e calotes, mas como não sou boba, fui lá falar com ela.
 Confesso que eu pensei que seria ignorada, mas eu tive resposta, ÓH. Para ver maior clique na foto.


 Sim, eu sou muito paciente e boazinha, confesso. Na listra preta, passei meus dados para depósito. E depois de uns dias, ela depositou R$200,00 na minha conta bancária. Me mandou foto do comprovante e fim, nunca mais falei de novo.
 Não cheguei a comentar sobre a devolução do pagamento em nenhuma página, nem em feedbacks, mas muitos que foram enganados e tudo mais chegaram a ver meus feedbacks e vem me perguntar sobre tudo o que rolou, exatamente por isso fiz um resumão aqui mesmo.

 Sinceramente? Mesmo com esse BOOOM todo de Tsukinagem, mesmo com o dinheiro de volta em minhas mãos, mesmo vendo que ela "se arrepende" eu não indico e não comprarei com ela nunca mais. 
 De novo, volto a dizer que não estou falando bem nem mal da Juliana como cosplayer ou como pessoa, estou apenas contando o que EU passei quando comprei algo com ela, e sei que muitos ainda chegaram a passar mais sufoco. Só para constar: Imagens retiradas do google, etc, etc, não são fotos minhas e gostaria de dar os devidos créditos aos fotógrafos por elas.

  Para terminar deixo o recadinho: Muito cuidado, gente!

5 comentários:

  1. Ela não parou com a onda de estelionatos... roubou o meu irmão... ele não pesquisou pra saber se ela era uma safada. Isso dela ter dito q se arrependeu, é o maior papo furado. Ela tava pouco se lixando pra tu e pra todos. Meu irmão fez denúncia pro MP, que aceitou o caso e agora a loja dela está sob investigação. Ele tbm está em contato com advogada para processá-la e podermos v~e-la atrás das grades =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uns tempos pra cá, comecei a desconfiar de todo mundo. HSIUAIUSUIAHUISAH Dai sempre que compro algo pela internet eu procuro saber mil coisas sobre o site, ou sobre a pessoa, antes de efetuar o pagamento. O caso da Tsukino, na época, não era tão famoso, mas hoje em dia tomou dimensões bizarras!
      Seu irmão fez muito certo em ir denuncia-la, torço para que consiga vencer o processo! Boa sorte, mesmo!

      Excluir
    2. Obrigada Lila! Seria bom se todos que foram enganados por ela, fizessem o mesmo.

      Excluir
  2. Mandou bem :)
    Conseguiu falar o que houve contigo sem mostrar querer falar mal da pessoa, além de ter tido uma paciência enoooorme que eu não teria.
    Ela faz cosplays muito bons mas é uma pena que faça essas coisas com quem negocia com ela ¬___¬ fora o seu caso eu também já vi outros (também tinha orkut), e fora de quem não comentou na internet sobre isso né

    Atéé~~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir