06 novembro, 2013

Exposição: Obsessão infinita, por Yayoi Kusama.



 Na última segunda, dia 3 de novembro, minha turma se reuniu no ccbb, para a exposição que está rolando por lá:
Obsessão Infinita.
Obras da artista japonesa Yayoi Kusama.

 Desde que vi o primeiro anuncio da exposição fiquei curiosa para ve-la, confesso. E sempre vi alguns conhecidos comentando sobre, tudo só ia aumentando minha curiosidade. Chegamos no ccbb logo cedo, então ainda estava "vazio" e conseguimos ver todas as salas... Algumas amigas comentaram comigo que a tarde fica tudo bem cheio e com filas gigantescas.A exposição é incrível! Pode parecer bobo imaginar uma exposição com foco em bolinhas, mas realmente não é!

 Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida super interessante, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot. Em suas obras mistura arte de várias formas como colagens, pinturas, esculturas e etc, trabalhando com surrealismo, modernismo e minimalismo, sempre com o padrão de repetição e acumulação, além da sua obsessão por usar bolinhas e pontos.
 Segundo ela mesma conta, sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a faziam enxergar bolas e pontos.
 "Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto. Com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos."
 Além das alucinações, Kusama passou a ter TOC e isso só aumentou sua obsessão com as bolinhas. Em 1973 ela se internou num hospital psiquiátrico, e vive por vontade própria dentro deste até hoje.
  Kusama já trabalhou em parceria com vários artistas famosos, sendo que uma das suas últimas parcerias foi com a Louis Vuitton. ♥


 Repito: Sua história é bem interessante e vale a pena procurar para ler mais sobre ela. Não comentarei muito por aqui porque não sei dados exatos e prefiro focar nos comentários sobre a exposição.

 Enfim, falando sobre as falas da exposição.... Gente, que linda! Eu realmente gostei muito, fiquei por horas lá e voltando para ver as mesmas obras várias vezes. Kusama trabalha com um pouquinho de tudo e criou salas surpreendentes e bem diferentes. Logo na entrada do ccbb, como podem ver na primeira foto do post, tem várias bolas gigantescas penduradas no teto e pelo chão, quando chegamos no terceiro andar tirei foto com a bola no fundo, oi.
Momento eu feat. bola gigante de chiclete. n

Nas salas onde algumas obras foram expostas era proibido tirar foto, mas tentei tirar foto de todas as outras salas, e adorei o resultado de algumas. ♥

Infinity Mirror Room – Phalli’s Field (or Floor Show), 1965
 A sala era tão pequenininha! Só com uma faixa branca no chão, mas quando o grupo entra, fecham a porta. Todas as paredes tem espelho e o chão é coberto por mini-esculturas de pelúcia que mostram sua marca registrada: Bolinhas e falos. Como o ambiente é todo espelhado dá a impressão de um oceano de pelúcia, infinito.

Infinity Mirrored Room – Filled with the Brilliance of Life, 2011
 Que sala maravilhosa, sério. Foi a minha favorita de toda a exposição. Era uma sala pequena e chega a ser apertada, mas tem vários e vários mini-lâmpadas LED, que pareciam infinitos graças ao reflexo dos espelhos das paredes e a água do chão. As lâmpadas mudavam de cor e piscavam, tudo de forma harmoniosa e maravilhosa, sério.

The Obliteration Room, 2011
 Sala de pontinhos adesivos coloridos. No inicio da exposição era uma sala completamente branca, completamente MESMO. Com móveis, paredes e decorações, absolutamente TUDO branco. Assim que você entra na sala recebe uma cartela de adesivos coloridos de bolinhas, que podem ser colocados em qualquer lugar da sala. Isso mesmo, qualquer lugar. Como a exposição já rola a vários dias, o quarto estava completamente colorido! Chega a ser difícil reconhecer algumas coisas, tão colorido que chega a ser difícil achar espaço em branco para colar os adesivos, mimimi. ( Na foto com Luaninha, companheira de turma amada. )

I’m Here but Nothing, 2000
 Não consegui tirar fotos da decoração/móveis dessa sala, mas peguei o detalhe principal: Pontos adesivos fluorescentes enchem a sala, por todo canto da sala. Luz escura e pontinhos coloridos que parecem ser criados por feixes de luz, mas são fixos direto nos móveis, na parede, no teto, no chão, em todo lugar. Os detalhes são tão impecáveis! No cantinho tinha uma escrivaninha e até os menores objetos tem as bolinhas fluorescentes, como as canetas, caderno, livros e até o saco de biscoito no cantinho. q

Sala de interação.
 Não são obras feitas pela própria Kusama, mas nesta sala você pode entender melhor toda a sensação e as mensagens que Kusama tentou passar em suas obras. Perguntas estão espalhadas por todo canto da sala, coisas como "O que é ouvir pra você?" ou "Qual é o ponto que te move?". Na sala foram colocados vários trajes de materiais super diferentes que os visitantes podem vestir (Como plástico bolha ou um casacão de acrilon puro, grosso. ). Além disso, também colocaram atividades para estimulação dos sentidos.


 Well, encerrando com a foto da turma reunida, no salão de entrada do ccbb. Para o curso, vamos montar em breve uma coleção completa sobre a exposição, baseada nas texturas, formas e estampas. ♥


 A exposição conta com mais ou menos sete ou oito salas além dessas mas, como disse, era proibido fotografas algumas obras, mimimi. Todas as obras são muito bem planejadas e acabou sendo uma manhã muito interessante, vale a pena conferir, recomendo a todos!

Centro cultural banco do Brasil.
Rua Primeiro de Março, 66, 5ºandar, Centro, Rio de Janeiro
Exposição - Obsessão infinita. De 12 de outubro a 20 de janeiro de 2014.
Quarta a segunda, das 09h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário