24 outubro, 2014

Tingindo tecidos.

 Estava eu fuxicando meus projetos, adiantando algumas coisas e... Pera, essa blusa aqui serve para um cosplay! Vou tingir e ver no que dá.



 Existem vários métodos de tingir a peça inteira, ou só uma parte, sem danifica-la. Mas, antes de mais nada, quem pensa em tingir qualquer peça, fique atento a três importantes favores: Tecido, cor e tinta.


♥ ~
  •  Tecido:
Tecidos de algodão ou 100% naturais são os mais propícios para tingimento, facilmente consegue tingi-los. Já os tecidos de composição mista podem -ou não- responder bem ao tingimento, inclusive podem deixar algumas manchas ou simplesmente não ficar totalmente uniformes.
 Mas agora, cuidado com os sintéticos! Sério, analisando a composição deles, dá pra notar que têm grandes chances de acabar destruindo a peça durante o processo. Cuidado, viu?
  • Cor:
Brancos: Neutro, ausência da cor. Ou seja, perfeitos para receber qualquer tinta. Quando você compra a tinta, seja ela qual for, vem uma cor-base na caixa/amostra, e esse tom é, geralmente, o resultado adquirido quando passando-a em um tecido branco.
Coloridos: Como "coloridos" le-se a peça colorida, mas lisa. Os coloridos podem ser tingidos, mas a cor desejada deve ser mais escura que a cor original. Lembre-se que estará mesclando uma cor com outra, então o resultado será da cor original misturada com a cor da tintura.

Estampados:
 Você pode rezar muito, fechar uns pactos ou deixar por dias de molho na tinta, mas... Nem adianta tentar transformar um tecido estampado em liso através da coloração. A estampa em tecidos planos (Ou em malhas) é como uma impressão direta no tecido, então a tintura não pegará nessa parte.

  • Tinta:
 Levando em conta que quanto mais escura a cor, mais fácil de pegar no tecido, a tom mais fácil é o preto. Antes de sair comprando o material, procure que método usará.
 Nos métodos mais utilizados, geralmente preferem as tintas Guarany e Acrilex. Ambas podem ser encontradas facilmente em mercados, lojas de artesanato, papelarias e etc.

♥ ~

 OK, agora sabendo exatamente sobre todos esses items, vamos aos melhores métodos para tingir! Os mais comuns são:

  • Método quente:
Geralmente com a tinta guarany, ou Tupy, ou algum outro tipo de corante.

  1. Ferva aproximadamente 1L de água em uma das panelas. 
  2. Quando a água começar a ferver, adicione o corante. Misture o corante até que ele se dissolva por completo. 
  3. Coloque o tecido na mistura de forma lenta até que toda a camisa já esteja submersa no líquido. Aqui você também pode contar com o auxílio de uma concha, colher, etc, etc.
  4. Depois de pronta, já com a cor desejada, mas ainda molhada, aplique o fixa-cor. Pulando esta etapa, as suas camisas perderão a cor em pouquíssimo tempo.
 No potinho da tintura eles comentam sobre deixa-la na água durante 30 minutos. Mas não necessáriamente precisa ficar esse tempo em todo. É importante levar em conta o tom que você deseja obter: 5 minutos: tom fraco, 10 minutos: tom médio, 20 minutos ou mais: tom forte.

- Prós: É barato. Cada tubo de corante custa em média R$1,50. Você pode encontrar facilmente em praticamente todas as casas/lojas de artesanato.
- Contras: As cores desbotam rápido. Os tons claros acabam ficando manchados depois das lavagens. Este processo compromete, no mínimo, uma panela da sua casa. O processo da tintura leva muito tempo: cerca de 30 minutos à 1 hora para finalizar uma camisa.

( Foi esse método que eu e meu namorado utilizamos para tingir a blusa da Meg, de paperman! Comprei uma branca, simples, e tingi de cinza escuro.)
  • Método frio:
Com a clássica tinta para tecido, pode ficar livre para escolher entre umas mil marcas diferentes, mas eu realmente recomendo a Acrilex. 

  1. Prepare a blusa, borrifando uma mistura de água e álcool em todo o tecido.
  2. Aplique a tinta, fiiim. Só não esqueça de verificar o modelo da tinta, se é a bruta, onde você precisa diluir em água, ou o modelo tinta de tecido silk, onde já vem diluída e pronta para ser utilizada.

- Prós: Fácil de manipular, a diluição é simples (modelo “tinta para tecido”) ou ela já vem pronta para o uso (modelo silk). A preparação do tecido é simples (apenas é necessário borrifar água+álcool). Não envolve processo quimico. Você pode encontrar facilmente em praticamente todas as casas/lojas de artesanato.
- Contras: É preciso regular muito bem a quantidade da mistura água+álcool a ser borrifada, já que por pouco a tinta pode não penetrar direito ou penetrar até demais e as formas perderem definição. Para o rendimento das tintas, o custo é muito elevado. Por se tratar de um processo físico de fixação, as cores desbotam após as lavagens.
( Usei tinta de tecido em todos os detalhes da roupa da Nurse, de Silent Hill! Mesmo depois de lavar, a cor continua bem forte no tecido. )

~ ~

 E tcharãaa, agora você pode usar qualquer um dos métodos para reviver aquela peça velha que não ia usar mais pra nada. São ótimos, práticos, com baixo custo e ajudam bastante. <3 br="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário