27 junho, 2014

Dicas: Comprando perucas.




 Modificam completamente o cosplay e viram seus xodós, tem como não amar? Sou viciada, se pudesse teria umas 100 perucas aqui em casa. ♥
 Gostaria de lembrar uma coisinha que disse no post de dicas de lentes: Não sou nenhuma especialista. Mas escrevo procurando ajudar, ainda mais depois que recebi mensagens agradecendo pelo post sobre as lentes. (Obrigada pelo carinho, seus fofos!)

 Voltando a escrever algumas dicas por aqui, a bola da vez são las perucas. Farei o tutorial de como lavar, limpar e pentear, mas primeiro: Dicas para compra-las.

O1) Procurando.
 Imagens, imagens e mais imagens do personagem que vai fazer. Veja-o em diversas situações, com luz alterada e tudo mais, para ter total certeza do tom de peruca que você quer. Note se a versão escolhida tem alguma diferença, se o corte é algo muito específico, se a cor é exatamente a que você quer.
 O importante é notar: Comprimento, modelo e tom. Então depois de olhar mil imagens do personagem, tenha em mente pelo menos esses três itens. 
 Não entendeu? Usarei a Stocking de exemplo. Depois de procurar várias fotos dela, ver videos, scans e tudo mais, escolhi tudo direitinho.
 Comprimento: Lógico que você pode cortar, prender, modelar, estilizar, etc, etc. Mas como a Stock tem o cabelo gigantesco, lá fui eu e fiquei com uma wig de 1,20m.
 Modelo: Alguns personagens exigem perucas de um certo modelo específico. No caso da Stocking, é um modelo simples, com corte reto atrás e franjinha, o importante é o mix de cores, azul por fora e rosa por dentro.
 Tom: "A personagem tem o cabelo azul e rosa", ok, mas temos 50 tons pra escolher. Rosa chiclete, milk-shake, bebê, choque... Assim como azul-marinho, anil, azure, cobalto, mil outros.
 É complicado escolher, mas depois de definir esses três itens, fica muito mais fácil achar uma peruca ideal.

O2) Fio.
 Primeiro: Não tenho absolutamente nada contra as perucas-de-saquinho,da 25 de março, de carnaval, de madureira, da uruguaiana, etc, etc. Mas a qualidade é inferior sim. Por mais que role aquela super estilização, que fique esteticamente perfeito, a vida util da peruca não vai ser a mesma coisa.
 Eu sempre dou preferência por perucas de kanekalon. Se não encontro sobre isso no anuncio, tento entrar em contato com o vendedor. E se ele disser algo como "fio sintético" ou "feito com as melhores fibras sintéticas japonês", fique sabendo que corre o risco de pagar por uma peruca de kanekalon e receber uma de carnaval, viu? Cuidado com isso.
 Conheço também algumas com fio de Toyokalon. Vários modelos coreanos começaram a usar esse fio, e até a minha wig de Blue é feita com ele. Achei meio... áspero e um tanto rala, com poucos fios. Mas fica esteticamente bonito e não costuma me deixar na mão. E achei super fácil deixa-la no penteado certo.
 Procure saber se ela é resistente ao calor. Sério, pode não parecer, mas isso é muito importante! Elas permitem que você use um secador, chapinha ou babyliss na sua peruca, para poder modela-la com mais facilidade. Como elas são de plástico, wigs não resistentes ao calor podem realmente derreter se entrarem em contato com um item do tipo. Há fornecedores com perucas que resistem 130ºC, 150ºC, 180ºC, 200ºC e 210ºC, então dê uma olhadinha e cuidado com isso.

( Blue says: "Perucas cheias de paranauês e eu simples aqui, mimimi.")
O3) Marcas.
 Sabe aquela coisa de "mais caro, melhor"?  Então, pode esquecer isso. Já tive perucas super caras que foram substituídas por um modelo semelhante, de marcas não tão conhecidas e bem mais baratas. Exemplo, a wig da Stocking, usei três modelos diferentes nela.
 Existem marcas de peruca super conhecidas, como a Charissa Kids, CosplayWig, CosFantasy, L-email, etc, etc. Vale a pena dar uma procurada em resenhas sobre a marca antes de comprar, tentar ver fotos reais da peruca, comparar, ver a experiencia de outros compradores.
 Mas você realmente não precisa se prender ao valor, de verdade. Nem sempre a mais cara tem maior qualidade.

O4) Perucas "já-estilizadas".
 Sabe aqueles cabelos anti-gravitacionais? Que você vê no modelo uma peruca exatamente igual a do personagem, estilizadona e tals. Então, muito provavelmente ela não virá igualzinha a da foto.
 Desde os itens mais simples, como uma franja reta, já que o tamanho da face de cada pessoa muda, é normal se a peruca vier com a franja grandinha para que você corte num tamanho que se adeque a você.  Fora que todos as perucas importadas são enviadas pelo correio num saco de plástico, por mais que tentem guardar bonitinho, ela dá quase uma volta ao mundo balançando para lá e para cá... Não vão chegar com aquele penteado totalmente certo.
 O corte geralmente vem certinho, só que ai depende de você estiliza-la melhor, ou pelo menos modifica-la para que fique da forma que deseja.


O5) Onde comprar.
 Tem cartão internacional? Ótimo, pode dar uma procurada em vários sites diferentes. Desde o TaoBao até o site próprio de cada marca, só lembre de verificar se o vendedor é realmente confiável.
 Não tem? Agora o AliExpress aceita boleto bancário, acabaram-se os problemas! Outros sites mais aleatórios, tipo o Light In the Box, também aceitam... Mas cuidado ai, eim.
 Não confia? Fica perdida? Entre outros mil motivos, se você prefere não comprar no Ali e não tem cartão internacional, você pode recorrer as revendedoras. Lojinhas no facebook que ajudam importando suas bugigangas asiáticas. Fique ciente de que elas lucram encima de você, então quase sempre você paga um valor adicional. Fora o frete internacional e frete nacional, da casa da revendedora, pra sua casa.

O6) Peruca ok, agora só esperar!
 E quanto tempo demora? Muito, muito tempo. Ainda mais com o correio brasileiro ajudando tanto. Sinceramente? Eu encomendo e esqueço, deixo perdida no limbo até que um belo dia o pacote chega aqui em casa. Se você está com pressa, nem adianta importar, procure algo a pronta entrega que é bem mais fácil.
 Itens a pronta entrega? Yep, aquelas revendedoras/lojinhas que importam perucas extras para vender por aqui depois que chegam, ou pessoas que compraram e por algum motivo vão vende-las, usadas ou não. Antes de mais nada, procure feedbacks dos vendedores, ninguém quer repetir o caso Juh Tsukino, por favor, né. Passe no grupo Venda de Cosplays 2.0, tem album de feedback, divulgação de lojinhas e é super organizadinho. ;3

O7) Cuidados especiais.
 Por favor, cuide bem da sua nova wig! Se bem tratada, ela fica linda nas fotos e você vai se apaixonar perdidamente por ela. ♥
 Mês que vem tentarei postar tutorial de como lavar e pentear, o que é realmente muito importante, principalmente para aqueles que usam perucas ultra longas.



Well, é isso. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.
Realmente gosto muito de pesquisar sobre perucas, acho cada uma mais linda que a outra. E como seu que algumas pessoas tem dificuldade na hora de comprar, deixei dicas bem básicas. Em breve adiciono tutoriais e mais dicas relacionadas ao maravilhoso mundo das wigs. ;3

 Beijinhos. ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário