16 maio, 2014

Corset, Corselet, Corpete e Espartilho.

 

 Sim, são peças diferentes! hahaha
 Teve uma época do curso que resolvi usar esses itens como tema de um trabalho. Então procurei muito sobre o assunto, catei uma pá de livros e fuxiquei mil lugares.
 Semana passada estava conversando com uma amiga (Hanninha ♥) sobre corsets, e ela me perguntou qual a diferença de cada peça. Na hora, me embolei um pouquinho para explicar, mas para tentar ajuda-la (E a todas as mulheres que se embolam com isso) vou deixar aqui uma listinha básica sobre cada peça. ♥

 - 

Corset/Espartilho.
 Em português: Espartilho. Sim, esses dois são a mesma coisa, mas só esses dois. Palavra de origem francesa (pronuncia-se “corsê” em francês ou “córset” em sua adaptação ao inglês). Usados desde a idade média, a principio com a finalidade de manter a postura ereta da coluna, como era esperado das damas, e os corsets apertavam até a alma das coitadas... Sério, desmaios eram super comuns na época. Hoje em dia, são procurados para reduzir medidas ou tentar modelar o corpo.
 Confeccionado com várias camadas de tecidos resistentes e com barbatanas verticais, geralmente de aço ou alumínio. Existem vários modelos diferentes de corsets: Os Underbust, Midbust , Overbust , Ribbon , Waist Cincher, etc, etc. Tentarei montar um post específico para modelos de corsets.
 Costumam ser meio caros, caros mesmo. Mas porque são peças muito bem modeladas e que realmente ajudam na formação da silhueta, até por isso são utilizados para o Tight Lacing (técnica para afinar a cintura com o uso diário de corsets.

Alguns exemplos de corsets/corpetes, clique na foto para amplia-la.



Corselet.
 Sendo o mais direta o possível, é uma cópia leve dos corsets/espartilhos. Outra palavra de origem francesa (pronuncia-se corselê). Não são tão rígidos como corsets, vendo que geralmente são feitos com uma ou duas camadas de tecidos que podem ou não ser moles e/ou elásticos e com barbatanas de plástico (pvc, acrílico ou silicone). Também possui uma série de formas/tipos, seguindo o modelo de produção/modelagem. Under, over, etc, etc.
 Ele aperta a cintura, mas não reduz as medidas e NUNCA deve ser utilizado para o Tight Lacing, pois pode acabar prejudicando seu corpo.
 Cuidado na hora de compra-los, porque algumas lojas tentam usar o nome de corset para conseguir vende-los. Fora que se você tacar no google "Corset" algumas imagens são de corselets... São absurdamente mais baratos que corsets e são bem fáceis de encontrar em lojas de produtos importados, tipo o ebay ou o AliExpress. Já cansei de ver gente dizendo que comprou corsets lindos e... são corselets.

 Exemplos de corselets, clique na foto para amplia-la.



Corpete.
 É uma peça simples, quase que uma blusinha leve que, raramente, possui barbatanas de plástico. Podem ser confeccionados com tecidos planos ou elásticos, com forro ou sem.
 Não possuem amarração nas costas, mas algumas vezes acabam sendo confundidos com corselets, mas a diferença é meio que... assustadora. Simples, maleável e não modela muito a silhueta ou diminui as medidas, só dá um up básico na cintura... Alguns são parecidos com blusinhas, outros são vendidos como peça de lingerie.

 Exemplos de corpetes, clique na foto para amplia-la.



 - 

 Agora sim, sem mais dúvidas com relação a corpetes, espartilhos, corsets e corselets. Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho. Qualquer dúvida, comentário, critica, etc, etc, só mandar, sim?

 Kiss. ~

6 comentários:

  1. Ótima postagem! Eu vivia me confundindo, agora não vou mais, hehehe.

    http://eproblematico-letyhyuuga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito eu não sabia diferenciar muito bem.
    Bj
    http://planoaouplanob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Lila!

    Encontrei o seu blog por acaso por causa dessa imagem das bonequinhas, achei lindinhas. Elas são de algum anime especifico?

    Dei uma lida no seu texto e eu eu gostaria, se me permite, fazer algumas observações sobre as informações que vc postou e que não estão exatamente muito corretas, elas seria essas, ribbon, é um corset feito com fitas, todo feito fitas de cetim mesmo ou tiras de tecidos montadas na horizontal, na informação que vc se refere a ele é ao cincher, a diferença do under para o cincher não é o recorte de encaixe do busto são as laterais, que são mais curtas, ele é tipo um cinto, o formato de recorte na linha dos seios não é regra, pode ser pontuda, arredondada, reta e isso não faz o nome do modelo mudar e o mesmo vale para o underbust, o cincher não tem barbatanas na horizontal, alias não existe corsets com barbatanas horizontais, pois não ha função nenhuma para se usar nessa posição, as barbatanas do cincher ficam na posição normal e, vc está confundindo com ribbon, e provavelmente tenha visto uma uma peça feita com tiras de tecido costuradas nessa posição, e esteja pensando nela, mas são só costuras, não ha barbatanas ali, as barbatanas do ribbon ficam na vertical, somente nas laterais e nas costas e talvez uma de cada lado ao lado do busk dependendo da largura da chapa, a diferença de um cincher para o under é que ele é á mais curto.

    Espero ter ajudado!

    Atenciosamente!

    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Valéria, não tenho palavras para agradecer!
      Para escrever esse post eu entrei em contato com 5 corset makers pedindo maiores informações sobre os modelos. Quatro delas nem chegaram a responder, enquanto uma me passou essa descrição básica que adicionei no blog. Vou procurar maiores referências visuais e ajustar o post com calma, com o que você acabou de dizer, consegui entender melhor a diferença de cada.
      De verdade, obrigada! ♥

      E sobre as Monster High, elas não são exatamente de anime. É uma linha de bonecas da mattel, como as barbies. Tem o desenho exclusivo delas. hahaha

      Excluir
  4. Você vai me ajudar na hora de eu comprar o meu.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o seu blog! Eu já tinha featured vc no H-Sama blog antes, e agora estou postando este link lá tbm no post de corsets <3
    Só pra avisar <3

    www.h-sama.com

    ResponderExcluir