02 agosto, 2013

Steampunk. ♥


( Arte encontrada no DeviantART. Aqui ~ )

 A uns tempos atrás, eu coloquei umas fotos de modelos usando roupas no estilo Steampunk e algumas pessoas vieram me perguntar o porque. Como é um dos estilos que mais curto, aqui vai um post explicando o que é direitinho. ♥

Como eu sou péssima para definir exatamente e de forma objetiva, recebi uma ajudinha do wikipédia:
É um subgênero da ficção científica, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futuristacyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

 Seria uma mistura entre a época Vitoriana e Eduardiana com a tecnologia a vapor, engrenagens e aparelhos modernos construídos de maneira bem mecânica. Segundo a Steampunk magazine , Steampunk não é considerado um movimento artístico, mas sim um movimento estético tecnológico. E a estética é realmente o ponto alto do movimento, o que inspira muita gente.

 Muitos daqueles que são adeptos do Steampunk costumam usar roupas que se encaixam no período Vitoriano e seu entorno, quase sempre somado a acessórios que remetam a um exagero tecnológico que extrapole a tecnologia da época. Títulos como "Sucker Punch" , "Desventuras em Série", "Os Irmãos Grimm", "A liga extraordinária" , "As Aventuras de James West", "Van Helsing" e "A Invenção de Hugo Cabret" são apenas alguns exemplos de filmes inspirados no movimento.
 Ah, o Steampunk também está na música. ♥ No clip "The Ballad of Mona Lisa.", do Panic! At the disco. Mesmo sendo meio velha, eu gosto muito dela, e acho interessante como eles fazem o clipe inteiro com o estilo da época, bem puxado para o Steampunk.


 Alguns acessórios são bem tradicionais. Óculos no estilo aviador, engrenagens para completar vestidos e detalhes, coisas em ferro, madeira e tecidos com tons de metais em geral. Tudo com aquele toque de mais antigo, puxando a tecnologia.

 Existem personagens já conhecidos levam traços de Steampunk, mesmo que leves! Por exemplo o Ezreal, campeão de League of Legends, ou então a linda Robecca Steam, de Monster High. A Robecca principalmente, usa um estilo bem pesado de Steampunk, até o pinguim dela é mecânico. *-*

   Muitos artistas pegam o Steampunk e colocam em personagens distintas que não tem -originalmente- esse estilo. Já vi imagens de princesas da disney, milhares de personagens de quadrinhos, desenhos, até pôneis! Um pouquinho de tudo. Gosto muito de como conseguem adaptar, eu mesma já fiz alguns desenhos de visuais tradicionais e pretendo fazer uma Lady Steampunk futuramente. ♥

 Na wikipédia, existe uma lista com várias obras que tem base no Steampunk. Por ser uma lista muito gigantesca, não irei copiada, mas pode ve-la,clicando aqui.

 Abaixo, algumas imagens que encontrei pelo Deviant. Lógico, encontrei vários personagens originais, criados pelos artistas, que seguem o estilo, mas preferi separar apenas aqueles que modificaram personagens já existentes. Separei apenas os meus favoritos. *-*


( Poison Ivy, Harley Quinn, Joker e Cat woman. - Batman ) 

( Fluttershy, - My Little Pony. ♥ )

( Finn, Jake, BMO, Fionna, and Cake- Adventure Time )

(Usagi, Sailor Moon - Sailor Moon. )

( Rapunzel - Enrolados / Disney )

( Cloud - Final Fantasy 7 )

 E são tantos que eu nem sei o que colocar! Acho que fica um estilo super diferente e tão bonito, tão elegante. Futuramente procurarei algumas coleções completas para postar por aqui, assim como também devo postar tutoriais, kufufu.

 E ai, curtem Steampunk, ou preferem algum outro estilo? ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário