29 agosto, 2013

Armadura feminina.

 Já pensava em escrever esse post a muito tempo, então vamos lá.
 Como curto muitas páginas de blogs, gosto de acompanhar as notícias/posts pelo facebook mesmo. Lá estava eu, vendo algumas atualizações dessa semana até encontrar esta notícia, no blog Garotas Geeks. Para quem não consegue abrir o link: "Personagens femininas de League of Legends são banidas em Torneio no Irã". OK, todos sabemos que alguns países do Oriente Médio podem ser muito repressores, etc, etc, mas cultura é cultura e não é sobre isso que eu quero discutir aqui.

 Mas o que me veio em mente no momento em que eu li o post foi... Porque apelaram tanto com a design de algumas personagens? Algumas personagens cortadas não mereceram por motivos óbvios. Vamos dar o exemplo da Kayle, uma das personagens proibidas.


 Se os seios não ficassem marcados na parte do peitoral da armadura, eu juro que diria que é um homem, fato. Não achei falando muito sobre ela em lugar nenhum, mas acho que a Kayle foi retirada por conta da religião, já que a personagem é um anjo. Mas, quando a proibição foi divulgada, comentaram apenas sobre as vestimentas femininas, então... Cadê o sentido nisso?
Fora a Kayle, outras personagens banidas não tem o menor sentido. Mas agora lhes apresento uma outra personagem cortada: Katarina, na skin de gatinho que não está mais disponível.


 Ok, ela eu entendi porque foi barrada, cofcof. Gosto da Katarina, apesar de não jogar muito com ela. Até o pessoal que fanático nela tem que admitir: Ela é totalmente fan service. Puro, feita especialmente para isso. E não é só ela, várias outras personagens de League of Legends também, assim como centenas de outras personagens de outros jogos, animes, qualquer mídia.  Todo esse problema com o LOL e juntando com uma pequena discussão que tive no DeviantART sobre roupas femininas, começo a pensar mais no caso que venho comentando a muito, muito tempo: Armadura feminina, quanto menos cobre, mais protege. 
 Quem me conhece sabe que gosto muito de jogos, tanto online quanto rpg's mais básicos e, como cosplayer, gosto de notar bem o traje de personagens femininas que eu gosto. Isso me irrita, todo esse fan service, toda essa apelação.

 Alguns jogos são feitos especialmente para isso, eu entendo a questão mercadológica, entendo que a atenção do publico masculino é absurdamente importante. Mas isso continua me estressando absurdamente. UISHUAUSIUAISUIAHS
 Qualquer pessoa que já parou pra entender um pouquinho sobre a construção de uma história ficcional sabe que, se ela não tem a pretensão de simular um universo crível, histórico ou não, deve se basear em uma lógica minimamente razoável para explicar as decisões da narrativa. Um universo como o de Mass Effect, por exemplo, pode fazer todo o sentido do mundo… até que apareça um unicórnio robótico gigante feito de doces verdes no meio de uma missão. Se não houver nenhuma justificativa convincente pra isso, então a história foi muito mal pensada. No caso, as roupas femininas TEM que ter uma justificativa.
  Como li no texto Fantasy Armor and Lady Bits, em inglês, o conjunto da obra tem que ser bem explicado. A roupa, armadura, traje, tanto faz, tem que estar bem encaixado, bem explicado, ou então pelo menos, funcional.


  Jogos como Bayonetta, são um ótimo exemplo. Ela pode pegar uma arma, arrumar o cabelo, lutar, comer alguma coisa, ou simplesmente andar na rua, não importa: Tem que ser feito da forma mais sexy, apelativa e vista do ângulo onde tudo fica mais provocador. Mas o jogo em si tem a jogabilidade muito boa, o que chama muita atenção.  Não reclamo muito com relação a jogos assim porque... Apesar de apelativos, porque o jogo todo não depende só dessas cenas. A publicidade toda é feita encima disso, e é como disse ali encima, entendo a parte mercadológica, onde os produtores se aproveitam disso.
 Mas também, vamos analisar.... A Bayonetta é uma bruxa, que usa armas de fogo e usa uma roupa apertada. Apesar de não ser "normal" uma personagem assim, tudo bem, ela não enfrenta inimigos na cara e na coragem, não tem super forma e nem nada. Como seus ataques são rápidos e podem ser feitos de longe. Ou seja, apesar de todo o fan service.... Dá pra explicar o porquê da roupa. Se ela usasse uma armadura que cobre o corpo todo, não seria necessariamente funcional.
 
 Maaas..... E ragnarok? Sou suspeita pra falar sobre rag porque passei anos jogando. HSUIAHISUAHUSH O jogo é um rpg básico da Level up, como muita gente conhece e o foco do post não é esse, não explicarei muito, com classes, lutas, etc, etc. Lá estava eu jogando de boas até evoluir minha paladina e ela virou.... isso aqui do lado. Royal Guard. Porque minha armadura lvl máximo, onde eu tenho várias e várias partes virou.... isso?
 Por favor, alguém da Level Up pode me explicar como eu consigo ter uma defesa tão alta com uma "armadura" assim? Como ela pesa tantos quilos? Sério que vai ser do estilo "quanto menos cobre, mais protege"? E porque o royal guard male usa uma armadura tão gigantesca comparada com a minha? Deprimi.

 Coisas desse tipo sim, me deixam irritada. Além de deixar nítido que não tem o menor sentido, ainda fazem questão de comparar com a armadura masculina, que tem vários e vários acessórios e detalhes muito mais interessantes. Quero só ver como a minha paladina consegue sobreviver e se defender tão bem de calcinha e sutiã com uma cruz encima. :l

 Dai vem aquele ser e fala "Mas ela precisa ser feminina/sexy/atraente, porque mulher", ou então "Ela precisa parecer bem uma mulher."e acho que isso é o que mais me irrita quando paro pra conversar sobre esse tipo de trajes. Pessoal pensa que tudo deve ser 8 ou 80. Se a personagem não foi feita pra ter apelo visual bronheiro, ela muito provavelmente vai ficar absolutamente sem graça ou até mesmo feia na visão dos outros.
Por que há tanta preocupação e necessidade de lembrarmos constantemente que é uma mulher? Por que ela depende tanto assim de beleza e atração? E se ela for andrógena? Ou então um transsexual? Todos tem que ser como a Poison, de Street fighter?

 “Tem armaduras que não são funcionais e ninguém reclama” - No que diz respeito às armaduras da fantasia em especial, é fácil perceber de como a necessidade de coerência costuma cair muito mais no visual da roupa em si (formatos, cores, símbolos, material, estilo) do que na sua funcionalidade, mas o conjunto da obra faz sentido dentro do universo que está inserido. Também podemos relacionar isso as armas, elas não precisam funcionar de maneira totalmente coerente para ser usada ou mesmo apreciada. A diferença é que apenas esse problema não é algo que realmente incomode na maioria das vezes.
 Só porque estou criticando a falta de pano, ou de aço nas armaduras/roupas não significa que eu acho que todas as personagens femininas tem que usar burca sempre. Particularmente, eu acho que a personagem fica absurdamente mais sexy quando tem uma armadura ou roupa bem feita, com detalhes e um design bonito, original, criativo. Em "Alice, Madness Returns", por exemplo, as roupas são muito bem planejadas e gosto muito da parte de design do jogo.



 "Mas o objetivo da história é retratar a mulher como X ou Y" - É claro que, se houver um objetivo claro de criar um ambiente patriarcal ou algo do tipo, especialmente de caráter histórico, inevitavelmente elementos machistas e misóginos surgirão, mas isso não é desculpa para reforçar a desigualdade de gêneros de maneira descerebrada. Um exemplo pra isso, os livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", que também tem a série da HBO. O patriarcado está ali, mas assim como na vida real, existem mulheres multifacetadas, completas, que não se conformam com a situação que foram submetidas e lutam contra dentro de suas respectivas realidades.

 Enfim, encerrando.... Se você teve a paciência de ler tudo isso, dou meus parabéns porque, honestamente, eu falo muito. Mas é algo que eu tento debater a muito tempo, e todos os argumentos que comentei aqui, já ouvi de alguém. Tentei mostrar meu lado com relação a todos os argumentos citados e... mostrar que todos são falhos.
 E as "armaduras" femininas continuam me irritando tanto, taaanto.... 

2 comentários:

  1. Olá, por favor gostaria de saber onde você comprou seu uniforme da Saeko de HOTD, em qual site. Obrigada desde já, amei seu blog :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi, flor. Awn, que boom que gostou do blog, fiquei feliz agora. >< HUSIASAHSUA
      O cosplay de Saeko foi comprado de uma loja direta do TaoBao, mas não sei dizer qual exatamente. :\

      Excluir