05 abril, 2014

Monster High: Qualidade x Originalidade x Preço.

 Algumas meninas me mandaram e-mails perguntando porque eu não costumo escrever no blog sobre novidades da mattel. Nunca parei para escrever sobre as linhas novas, porque acho que muitos blogs já fazem isso. Sendo sincera, acho muito chatinho ficar repetindo a mesma coisa mil vezes, já que na maioria das vezes fotos vão vazando aos poucos, as informações demoram um ano para sair.
 Outra coisa que tem me deixado completamente decepcionada com a mattel, é a questão do título: Qualidade x Originalidade x Preço.

 Assim que as dolls vieram para o Brasil, com a primeira linha básica, as bonecas eram tão cheias de detalhes e originais que me apaixonei logo de cara. Elas nunca foram exatamente "baratinhas", mas para os fans de bonecas colecionáveis, o preço era até aceitável, notando a qualidade de cada uma delas e como elas foram feitas.

Aos poucos, novas coleções foram enviadas para o Brasil. Acho um absurdo ver que existem linhas que nunca vieram para cá, sabendo que o país possui uma série de colecionadores/fans MUITO fiéis a mattel, mas tudo bem.

 Schools outs, novas básicas, a linha sweet 1600.... Nossas, tantas dolls lindas! Na época não pensava em compra-las porque acabava destinando meu dinheiro a outras itens, mas anyway. Mesmo assim, sempre que olhava para alguma numa loja... EU QUERIA TODAS! Porque notava que em cada uma é repleta de detalhes bem organizados, que combinam com sua personalidade e história (Expliquei um pouco sobre o caso de personalidade/história/estilo no primeiro post da sessão "inspire-se!" )

 A principio, as dolls com mais detalhes eram vendidas numa base de R$120,00. Já aquelas sem muitos acessórios, que tem só o pente e o stand, por volta de R$80,00. Novas coleções, novas coleções e... pera, elas sempre foram assim?



 O preço foi subindo aos poucos, chegando a R$90,00/R$99,00 para as simples e R$130,00/139,00 para as elaboradas/com acessórios. Engraçado ver que as dolls simples, que antes tinham pente, stand e pelo menos um item adicional, passaram a vir apenas com o pente. A minha Lagoona Skull Shores, por exemplo, era uma doll de caixa simples e veio com acessório, stand e pente. Já a minha Abbey music festival, que é uma das coleções mais recente, não veio com stand e nem acessório.

 Comecei a notar muitas reclamações e vi que as novas linhas estavam cada vez mais forçadas. Chegamos ao ponto de mais de 40 bonecas básicas, mais de 40 bonecas novas sendo lançadas num período de três meses. As roupas perdiam o... brilho, a criatividade. Repetições de sapatos sendo escondidos em novas cores, coleções extras sendo lançadas o tempo todo, cabelos cada vez mais coloridos e absurdos.

 Vamos usar como exemplo uma coleção atual, que nem veio para o Brasil: I ♥ Shoes. Draculaura e Cleo.O que vejo nessa linha? Os sapatos da linha clássica, skull shores, day at the maul e school's out com cores modificadas. Adaptações de cinto da Cleo School's out, óculos da linha gloom beach. Brincos das linhas gloom beach, school's out e day at maull. (Se quer dar uma olhada, tenho a Draculaura day at maull, pode reparar alguns detalhes. ;~)

Fiquei decepcionada, e  fico cada vez mais.


 Começaram campanhas buscando o preço justo das dolls, mas vejo que a mattel não ligou muito para isso. Até porque, grande parte dos colecionadores que tem a opção de importar direto do ebay ou do amazon, recorrem a isso. Eu mesma, já comprei mais de dez dolls importadas, porque não conseguia encontra-las aqui, ou encontrava sempre com preços abusivos.

Começaram a sair milhares de coleções de forma absurda. Eu completando ainda algumas da linha Scaris, já lançaram picture day,correram com a music festival, depois o filme e coleção Frights, Camera, Action. Ainda lançaram correndo e aproveitando o embalo as coleções Ghouls spirit, Scaremester, Art Class, Sweet Screams.... Nesse meio ainda rolou a 13 wishes! Meu Deus, já não lembro mais a ordem de nenhuma delas, foram várias lançadas ao mesmo tempo, e com acessórios tão sem graça que não surtei com nenhuma delas.
Não me leve a mal, entenda: Elas continuam sendo dolls lindas. Mas comparadas com as primeiras, a qualidade, criatividade e originalidade caíram muito.

 Vejo reclamações sobre a qualidade delas e comecei a notar algumas falhas nas minhas. Elas passaram a ter um volume MUITO menor de cabelo, os brincos rasgam com maior facilidade, acessórios ficam soltos ou destruídos muito mais rápido e o tecido... Meu Deus, que tecidos são esses? Alguns são lindos e super detalhados, outros nitidamente são tecidos sem a menor qualidade.

  Nessa altura do campeonato as dolls de caixa maior/elaboradas passaram a custar R$150,00. A coleção 13 wishes, por exemplo, foi considerada "linha deluxe" por ter esse valor.

 Dai vem a cereja do bolo, essas linhas novas cada vez mais bizarras, principalmente Freaky Fusion. Foi quase que um tiro no pé da mattel. Lógico, se a linha vier ao Brasil, vai vender muito pelo simples fato de ser Monster High, mas francamente, vamos dar uma olhada nas aberrações:

Só faltou dizer "Ixi, acabaram os monstros para inspiração, dai vamos misturar os que já existem, tá?"

 Basicamente, foi isso o que aconteceu. Robecca com Draculaura, Venus com Clawdeen, mais um personagem básico/novo, Lagoona com Jinafire e Cleo com Toralei. A única que eu engoli porque achei um pouquinho mais meiga foi essa última, mas ainda sim, desastrosa. "UAU, eles foram tãaaoo originais em pensar nisso!"

 Se querem misturar, a vontade. Mas precisavam ser tão óbvios nas escolhas e na elaboração dos looks? Nitidamente as dolls puxam para o lado das personagens mais famosas, mesmo sendo misturas você consegue identificar nitidamente a Draculaura, Clawdeen, Lagoona e Cleo.
 Adicionaram detalhes pouco importantes e bem clichês, nada que fosse assustadoramente icônico ao ponto de todos se apaixonarem e lembrarem diretamente. Sério, não curti.

 E mais uma surpresa: Anuncio de aumento de preços, mais uma vez! tcharãaaan! De R$90,00 para R$130,00 naquelas que são super simples. Isso mesmo, amados, R$130,00 numa boneca que nem suporte tem. Isso é um roubo! A campanha pedindo o preço justo voltou e muitas colecionadoras estão mandando e-mails para a mattel comunicando sobre ela.


 Sinceramente, você acha que vale a pena pagar mais por bonecas que estão com a qualidade cada vez menor? E a criatividade na hora de montar o look, para onde foi?

 Agora, meus lindos, vocês sabem porque não comento sobre as novidades de Monster High. Não vou deixar de coleciona-las, porque ainda gosto dos traços e tenho esperança na salvação das futuras linhas, mas fica difícil acompanhar as linhas novas, vendo como estão saindo.

2 comentários:

  1. Já pensou em fazer cos de Monster High? Estou pensando seriamente....

    www.h-sama.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu suuper faria! hahaha Elas são lindas, cheias de detalhes incríveis e bem criativas tbm. ♥
      Sou doida pra fazer a Draculaura, algum dia ainda farei. <3

      Excluir